Tuesday, May 27, 2008

A Capital.

Enquanto há quem prefira ler O Capital (não conheço), admito que prefiro A Capital do nosso Eça. Bom, talvez seja mesmo o meu livro preferido do Eça. Há qualquer coisa naquele Artur Corvelo sentimentalão e por vezes até um pouco ridículo, que carrega o peso do mundo nos seus ombros, que o torna simpático, próximo de nós. Julgo poder afirmar que é um personagem tipicamente português. As suas manias da grandeza, as boas intenções e ideais, rapidamente dissipados face a qualquer obstáculo, as suas paixões trágicas e melodramáticas. Há como em outras obras do Eça um elogio da ruralidade, estranho ou não, vindo de um escritor cosmopolita. Artur é o rapaz ambicioso, mas de bom coração, sonhador e idealista que da província julga poderr atingir os píncaros da capital com que sonha de dia e de noite. Ora, é completamente esmagado pelas forças da Capital: os canalhas do mundo literário e artístico, os amores de bordel, a alta sociedade de Lisboa, o ambiente revolucionário republicano. Até mesmo o vil metal, ou como diria a tia Sabina "o maldito dinheiro!" acaba por ser mais um dos factores da sua desgraça, ao atrair para si, toda a sorte de parasitas e amizades interesseiras. Afinal um enredo que podia ser hoje. Resta a Artur o cozido na casa das tias, o emprego na botica e os goivos junto à sepultura da tia Sabina.

Racionamento?

Parce que a cadeia de supermercados Lidl, resolveu racionar a venda do arroz, dada a escassez e altos preços deste produto. Agora deu o dito por não dito, e tudo voltou à normalidade, mas se a moda pega vai ser o fim do mundo!

Tuesday, May 13, 2008

Monday, May 12, 2008

Jovens afastam-se da política. Por que será?

E não parece haver retorno. Só quem é parvo é que ainda pode acreditar nos nossos governantes, ou em quaisquer outros partidinhos políticos. É triste mas é verdade, não se vê nenhum futuro.

Wednesday, May 07, 2008

Monday, May 05, 2008

O mito de Jaime Nogueira Pinto.

Bem, como já estou um pouco farto da baboseira que existe em relação a este homem por parte de muitas pessoas bem intencionadas, mas também de alguns salazaristas serôdios, tenho que vir aqui dizer, que este senhor tão amigo de Salazar e tão patriota, já há muitos anos que anda de braço dado com o comunista MPLA em Angola, passando depois para as boas graças da RENAMO em Moçambique, sendo mesmo conselheiro do seu líder, Afonso Dhlakama. Uma empresa ligada a este senhor trata da segurança em Cahora Bassa, em "sociedade" com altas patentes moçambicanas. Assim se vê que o dinheiro não tem pátria. É o business as usual, mas não foram o MPLA e a RENAMO responsáveis pela morte de muitos portugueses e contribuidores para a queda do regime que este senhor diz defender?

Se isto é a monarquia...


Thursday, May 01, 2008

Zimbabué

No Zimbabwe o governo racista de Mugabe e da ZANU-PF continuam impunemente a assassinar, prender e espancar os seus opositores políticos, colocando o país na maior das misérias, e levando a instabilidade a todo a África austral. Tudo isto com a conivência dos governos africanos vizinhos, que ainda aplaudem Mugabe, o herói da libertação. Para quando uma actuação da ONU, tão célere noutras partes do mundo?

Ainda do Japão: Ando Hiroshige


Que melhor livro para hoje?


De Mishima